Glaucoma
Anatomia
Produção do humor aquoso
Transporte ativo -70% do volume total- através da enzima adenosina-trifosfatase ou ATPase situada ao longo das membranas das células do epitélio não pigmentado
Ultrafiltração – 15 a 20 % do volume total – fluxo causado pela pressão hidrostática contra um gradiente de pressão oncótica.



Drenagem
O aparelho de filtração encontra-se no canal escleral formado pelo septo e o esporão.Este aparelho está constituído de rede trabecular e o canal de schlemm.
Trabéculo – porção pigmentada é responsável pela drenagem de aproximadamente de 90% do aquoso. A taxa de drenagem é pressão dependente.
Via uveoescleral – contribui com 10% da drenagem do aquoso.A taxa de drenagem( 0,1 a 0.3 uL/min ) é constante e independe da pressão intra-ocular.
Ângulo camerular
1.Linha de Schwalbe- Representa a terminação periférica da membrana de descemet e o limite anterior do trabéculo.
2.Trabéculo- Trama uveal - + interna, oferece pouca resistência ao humor aquoso.
Trama córneo-escleral – maior e em posição média. Se estende do esporão escleral escleral até a linha de schalbe.
Trama justacanalicular - + fina e + externa das três. Oferece maior resistência ao fluxo do humor aguoso.
OBS: Parte anterior – não pigmentada e não funcionante e a posterior pigmentada, funcionante adjacente ao esporão escleral.

3.Canal de schlemm – é uma passagem circular conectada com veias, mas que habitualmente não contém sangue,e que se localiza no sulco.Tem forma triangular,com seu vértice na linha de schwalbe e sua base apoiada no esporão escleral. Do canal saem os ductos coletores que terminam no plexo venoso intra-escleral.Este plexo se comunica com o episcleral,do qual partem as veias episclerais.
4.Esporão escleral- É um delgado anel de fibras anterior da esclera e corresponde a porção mais anterior da esclera e à área de inserção do músculo longitudinal do corpo ciliar.
5.Corpo ciliar- dispõe-se imediatamente por trás do bordo escleral como uma banda marrom opaca ou acinzentada. Seu epitélio é constituído de duas camadas de células cubóides.
Nenhum comentário:
Postar um comentário